Agenda
Recesso de Ano Novo também na agenda econômica.
Pílulas
Presidente da Ceasa, Carlos Siegle tem expectativa de que saia em 2024 a modelagem do projeto para uma usina para transformar em energia suas 55 toneladas diárias de resíduos orgânicos. É avaliado se seria instalada e operada pela instituição ou por terceiros, talvez como parceira público-privada (PPP). A estimativa é de uma economia de R$ 8 milhões por ano com conta de luz e gestão de resíduos.
- Quem paga esses custos são os atacadistas e produtores no nosso rateio de despesas. Ou seja, as eliminando, diminui o custo operacional deles e por consequência poderemos baixar o preço dos produtos - diz Siegle.
Hoje, a Ceasa paga R$ 160 mil por mês para a empresa que administra o aterro sanitário receber o resíduo, mais R$ 60 mil de transporte. De energia, mesmo estando no mercado livre, são R$ 350 mil por mês.
Leitores perguntaram o motivo do fechamento da unidade da Lojas Renner no shopping Boulevard Garibaldi, na serra gaúcha. À coluna, a rede respondeu que aberturas e fechamentos são movimentos naturais do varejo. Ao longo do ano, a empresa tem reestruturado sua operação, encerrando unidades de menor rentabilidade. A empresa informa que os funcionários de Garibaldi tiveram a opção de serem realocados em lojas próximas, as quais a varejista também recomenda aos clientes. Elas ficam em Bento Gonçalves, Farroupilha e Caxias do Sul.
Pequenas e médias empresas de e-commerce do Rio Grande do Sul venderam R$ 10 milhões neste Natal, um crescimento de 35% em comparação ao mesmo período de 2022. No total, foram 123 mil produtos, volume 11% superior ao ano passado. O gasto médio ficou em R$ 245,80 por pedido. O levantamento é da Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais.
- Design comemorativo no site, enfeites e embalagens especiais são excelentes alternativas para se destacar, além de garantir frete rápido, para que clientes recebam as compras antes das festas. Também sugerimos kits exclusivos para a data - diz Marcela Orlandi, gerente Sênior de Sucesso do Cliente na Nuvemshop.
Moda (R$ 2,6 milhões) foi o segmento com maior faturamento no período, seguido por Acessórios (R$ 871,5 mil) e Casa & Jardim (R$ 644,5 mil). Não há o recorte por produto na pesquisa.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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