Presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Rodrigo Costa gostou bastante da fala do governador Eduardo Leite na entrevista à Rádio Gaúcha sobre a criação do comitê de competitividade com empresários. Entidade que se posicionou com mais força contra o aumento do ICMS, a Federasul já havia solicitado uma agenda permanente mensal com o governo.
— Há uma demonstração da intenção de se tornar mais permeável às ideias de fora. Precisamos de espaço de interação, com aprovação ou rejeição de propostas, e andamento do que for tratado — disse Costa.
A coluna perguntou a Costa o que a Federasul levaria em uma eventual primeira reunião deste grupo. De bate-pronto, ele listou três possibilidades:
- Uma proposta de abordagem técnica da gestão de processos púbicos que possam ampliar riquezas e arrecadação.
- Criação de uma ouvidoria para empreendedores alertarem para processos públicos que atrasam ou impedem investimentos, com propostas de soluções por parte das federações.
- Sugestões de projetos já existentes que melhoram o ambiente de negócios para competir com Santa Catarina e países vizinhos.
Leia aqui trechos da entrevista com o governador Eduardo Leite: "Manteremos o diálogo para setores sofrerem o menos possível", diz Leite sobre corte de benefício fiscal
E ouça aqui a entrevista na íntegra no Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna