O risco de colapso em uma mina de sal-gema da Braskem em Maceió (AL) trouxe uma crise sem precedentes para a gigante petroquímica. O vice-presidente global de Pessoas, Marketing e Comunicação da Braskem, Marcelo Arantes, falou ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha. Confira abaixo as perguntas da coluna e ouça a íntegra no final do texto.
A empresa ressalta que cumpriu normas, mas não deveria ter identificado problemas e tomado providências antes independentemente delas?
Eu reforço claramente: toda extração de sal e qualquer operação industrial que você tenha tem que seguir um padrão e as normas. A Braskem está seguindo o que é recomendado, o processo. Quando fizemos os estudos técnicos entregues em novembro de 2019, que apontavam esse risco, começamos a retirada de moradores de maneira preventiva. Nesta específica, foi criada uma área de resguardo. Volto a reforçar que toda técnica e trabalho feito Braskem sempre seguiram normas estabelecidas, com acompanhamento das autoridades.
A matéria-prima extraída em Maceió vem para o Rio Grande do Sul, onde a Braskem é a maior operação do polo petroquímico de Triunfo?
Não. Das pedras de sal na superfície, embaixo no solo, você traz salmoura, que é matéria-prima para fazer cloro, soda e PVC. Ela não vai para o Rio Grande do Sul.
A Braskem explora de sal-gema em outros locais?
Não. A exploração de sal-gema é feita nesta região. Hoje, a nossa operação é garantida pela importação de sal no Chile.
Qual a influência da situação de Maceió, que já vem de alguns anos, nas tentativas fracassadas de venda da Braskem?
Olha, não consigo te fazer a relação com esse ponto. O que eu posso garantir é o nosso compromisso com o que estamos cuidando aqui. Desde a realocação das 40 mil pessoas e os R$ 14,4 bilhões que a Braskem está colocando para cuidar do assunto.
Produção de Paulo Rocha e Kyane Sutelo
Ouça a entrevista completa:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna