Uma gaúcha que está surfando no Desenrola é a Lojas Lebes. O programa foi criado pelo governo federal para renegociação de dívidas de consumidores para reduzir a inadimplência. Em conversa com a coluna, o presidente da rede de 300 lojas, Otelmo Drebes, comemorou a taxa de conversão de 4%. Ou seja, a cada 100 clientes com contas em atraso, quatro chegam a acordo para pagar a dívida. Parece pouco, mas são valores que dificilmente seriam recuperados, com atrasos de anos em alguns casos.
- São clientes que estavam invisíveis no mercado de crédito, poderão voltar a consumir. E nós ainda recebemos à vista o pagamento. O parcelamento do cliente é com a instituição financeira. O programa é bem inteligente - ressalta o executivo.
Segundo ele, o credenciamento foi um pouco complicado, mas a empresa não enfrenta problemas no sistema. Para contornar o desconhecimento da população sobre o programa, a Lebes, por exemplo, colocou a equipe das lojas para ligar para os clientes que identificaram no cadastro que se encaixam nas regras do Desenrola.
- Nosso pessoal explica como o consumidor deve fazer o cadastro e encaminhar a renegociação - acrescenta.
A expectativa é sobrar verba da garantia do governo para, no futuro, ampliar a faixa de consumidores que podem participar, que está restrita à renda de até dois salários mínimos ou beneficiários de programas sociais.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna