Apesar de já ter entrado no calendário do varejo brasileiro, a Black Friday parece não estar "tããão" em alta assim entre os porto-alegrenses. Na pesquisa do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA), a intenção de comprar algo na liquidação não chega à metade dos entrevistados (48,4%). Sete em cada 10 nem deixam de comprar em outras datas para economizar para o período. Os motivos mais citados aqui são curiosos:
- Compra apenas quando precisa 84,4%
- Se tenho dinheiro, gasto 39,5%
- Acha que os descontos não são reais 20,9%
Os produtos mais buscados serão eletrodomésticos, roupas e calçados. Menos da metade dos consumidores usa sites comparadores de preço, mas uma boa parte dos entrevistados (61,4%) pesquisa na internet. A vantagem da liquidação, marcada para 24 de novembro, é que o gasto de quem pretende comprar é alto, em média R$ 1.315, provavelmente maior do que no Natal.
E aqui, a pergunta mais interessante da pesquisa: qual marca vem primeiro à cabeça quando você pensa em Black Friday?
- Magazine Luiza 18%
- Americanas 8,3%
- Nike 6,3%
- Samsung 6%
- Renner 5,7%
- Shopee 4,9%
- Brastemp 4,3%
- Mercado Livre 4,0%
- Colombo 3,1%
- Adidas 3,1%
- Electrolux 2,9%
- Casas Bahia 2,6%
- Amazon 2%
- Ponto Frio 2%
- O Boticário 1,7%
- Paquetá 1,4%
- Shoptime 1,1%
- Gaston 1,1%
- LG 1,1%
O restante não soube responder ou citou outras marcas.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna