Inaugurado em 2021, o Cais Embarcadero alcança 40 operações, com destaque para a gastronomia. Entre o Guaíba e o Centro Histórico, o empreendimento renovou o espaço do Cais Mauá, em Porto Alegre. Atualmente, recebe 300 mil pessoas por mês, sendo que 24% são de outros Estados e 14% de fora do Brasil.
Fundador da Tornak Holding e sócio do Cais Embarcadero, Fernando Tornaim fala do empreendimento como o início de um círculo virtuoso para Porto Alegre, opinião que é compartilhada por muitos da cidade, inclusive pela coluna. A Capital muito discutiu sobre como captar turistas, mas, antes, precisava que o próprio morador desfrutasse dos seus atrativos. A Orla, hoje, consegue isso.
- Fez a população vivenciar o que significa se voltar ao Guaíba, para o cais. Foi isso que aconteceu em dois anos. Começou preparado para 12 operações e hoje tem 40, além dos outros espaços, é gratuito, pode chegar de lancha... - detalha Tornaim, que tem DC Set como sócia.
Segundo ele, haveria no mercado, tranquilamente, demanda para superar 50 operações, mas há restrição de espaço para esta ampliação. O executivo pondera que há uma complexidade de gerenciar o Cais Embarcadero que o cliente não percebe, porém é semelhante a de um shopping.
- Mas a vacância é zero e praticamente não há troca. Todos que estão ali não querem sair - complementa Tornaim, destacando a aposta em grandes eventos, como o South Summit e o Espaço Multiverso.
Ajudando a bater a marca das 40 operações, está a unidade da Alegrow, marca de lojas do Grupo Farroupilha. Com investimento de R$ 800 mil, a estrutura terá dois andares e será feita de contêineres navais reaproveitados, trazidos do porto de Rio Grande. A proposta segue de uma loja de conveniência, como é característico da rede, mas há uma área para DJ e consumir driques. Saiba mais: Rede gaúcha abrirá loja de conveniência com DJ e drinques no Cais Embarcadero
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna