Empresa de telecomunicações com sede em Timbó (SC), a Unifique está com todos os recursos voltados ao mercado gaúcho, onde entrou há três anos. Por isso, vem adquirindo outros negócios no Rio Grande do Sul com um objetivo ambicioso de ser líder em banda larga por aqui em até seis anos. Atualmente, fica em quinto no ranking, com 183 mil clientes gaúchos. A líder, que é a Claro, tem 670 mil.
- Em Santa Catarina, vamos defender a liderança. No Rio Grande do Sul, vamos conquistá-la. Nosso foco está aí. Queremos ser a principal operadora de telecomunicações do Estado - disse o diretor de Inovação e transformação Digital, Gabriel Amâncio, em uma longa conversa com a coluna.
Na última semana, foi dado mais um passo. A Unifique fechou uma parceira com Plantare Investimentos, que é um escritório do BTG com sede em Passo Fundo. Os serviços financeiros da Plantare, que já tem R$ 1 bilhão em investimentos sob gestão, serão oferecidos aos clientes da Unifique. A ideia, com isso, é dobrar a carteira. Será usada a marca Unifique Investimentos, que, pelo acerto, poderá ser comprada pela empresa catarinense em três anos, que assumiria, então, até 60% do controle.
Percebe-se já a diversificação intensa de produtos na qual a Unifique está apostando. Além de acesso à internet e dos investimentos financeiros, oferece de telemedicina a serviços de data center, passando por monitoramento digital e "casas inteligentes".
- A ideia é fidelizar o cliente, para que olhe e pense como a Unifique é boa para ele, pois terá acesso a produtos que, se contratar separadamente, ficarão mais caros - complementa Amâncio.
Ainda conforme o executivo, a estratégia tem sido adotada globalmente por empresas de telecomunicações "puro sangue" para acompanhar a revolução digital, que tem deixado o produto que oferecem básico demais. Para conquistar mercado, as companhias se diferenciam oferecendo vários produtos.
- Não é ter só um serviço de banda larga e de chip. Aliás, nossos concorrentes também estão tentando, mas não tiveram sucesso - acrescenta o diretor.
A expansão ocorre, principalmente, pela compra de outras empresas, o que faz o setor passar por uma forte consolidação. No caso da Unifique, o pé pisou no acelerador em 2021 com o capital de investidores obtido pela entrada na bolsa de valores. Fundada em 1997, ela está, atualmente, com 700 mil clientes em 350 municípios dos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. A empresa lançará, ainda em 2023, o serviço de telefonia móvel 5G na Região Sul.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna