Correção: Diferentemente do que foi informado anteriormente à coluna, a TIM não é acionista minoritária. Ela é apenas cliente. A Oi, sim, é acionista minoritária. Também havia sido informado que a V.tal era controlada pelo BTG, que também fazia a gestão. A empresa informa, agora, que é controlada por fundos de investimento do banco. O texto foi alterado às 17h .
Empresa de redes de fibra óptica para provedores de internet usarem a mesma estrutura de cabos, a V.tal detalhará nesta segunda-feira o seu "edge data center" que está construindo em Porto Alegre, conforme a coluna antecipou ainda no final do ano passado. Diferente de local tradicional de armazenamento e transmissão de dados, esse é menor e consome menos energia. O objetivo é dar rapidez.
A instalação fica na Rua Frederico Mentz. Será o primeiro projeto da empresa na Região Sul. A V.tal é controlada por fundos de investimento do BTG Pactual. A empresa nasceu da venda da infraestrutura de fibra óptica da Oi, que é hoje acionista minoritária. Como clientes, por exemplo, ela tem a própria Oi e a TIM. Recentemente, ela também incorporou em sua operação a Globenet, companhia de cabos submarinos de fibra.
No início do ano, ela inaugurou uma estrutura semelhante em Fortaleza (CE). O investimento foi de R$ 200 milhões. Na ocasião, disse esperar que a unidade de Porto Alegre fosse inaugurada até 2025. Depois, comprou mais um terreno na capital cearense para erguer uma estrutura maior.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna