Agenda
A partir desta terça-feira (5), o diesel recolherá R$ 0,1024 a mais de Pis/Cofins, pois ocorrerá a volta parcial da cobrança do imposto. E vem mais por aí. Saiba mais na coluna: Volta de imposto federal trará mais aumentos para o diesel.
Equipe econômica e ministros têm reunião à tarde sobre reforma administrativa.
Divulgação do Índice FipeZAP+ de Venda Residencial para o mês de agosto. Em Porto Alegre, subiu 0,48%. No acumulado do ano, alta de 1,45%, uma das menores do país.
Associação das fabricantes de veículos, Anfavea divulga produção de veículos de agosto.
IBGE apresenta dados da produção industrial de julho.
FGV divulga Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) de agosto.
Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulga resultados de agosto da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).
Pílulas
Apesar de cair, veio menor do que o projetado o recuo de 0,9% no PIB da agropecuária no segundo trimestre sobre o primeiro. Além disso, sobre o mesmo o mesmo período do ano passado, cresceu 17%, o maior entre os setores, observa o economista-chefe da Farsul, Antônio da Luz.
A partir do avanço do PIB do segundo trimestre (bem acima do previsto), o economista da CDL Porto Alegre, Oscar Frank, simula que, se a economia permanecer estável no segundo semestre, 2023 fecha com crescimento de 3,1%. Quem carregará o resultado é o agronegócio, diz. Os demais setores são cíclicos e estão com desaceleração.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna