Mesmo que quase todo porto-alegrense tenha um shopping para chamar de seu, esses centros enfrentam um desafio também na capital gaúcha. Há anos a coluna vem tratando do assunto com especialistas, que alertavam para o que está acontecendo: shopping não é mais só lugar de varejo. É espaço de serviço, que deixa a vida do consumidor mais prática a ponto de atraí-lo enquanto poderia fazer compras pela internet, e também de lazer, com eventos e atrações, como mostra a pesquisa recente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
O levantamento mostra que o consumidor que vai a shopping em Porto Alegre frequenta, em média, 2,2 estabelecimentos diferentes na cidade. Praticamente sete em cada 10 clientes vão com a família. A possibilidade de resolver várias coisas no local e ser seguro são os diferenciais. Entre os produtos mais comprados, calçados e roupas são os mais citados. Quanto à mudança de comportamento, chama a atenção que 28% passeiam com o animal de estimação e 46% vão a eventos no shopping. Confira mais detalhes deste "raio X":
O que faz escolher um shopping:
Localização 32%
Mix de lojas 20%
Como chega:
Veículo próprio 55%
Transporte pago 26%
Transporte público 10%
Com quem vai:
Família 68%
Sozinho 20%
Amigos 19%
Namorado/Noivo 18%
Colegas de trabalho 6%
Quais os diferenciais do shopping:
Aproveita para fazer várias coisas 66%
Local seguro 58%
É mais prático 35%
É mais fácil para estacionar 25%
Tem as lojas que eu gosto 17%
O que costuma comprar:
Calçados 56%
Vestuário 45%
Eletrônicos 33%
Artigos para casa 31%
Meio de pagamento mais usado:
Cartão de crédito 77%
Cartão de débito 67%
Pix 50%
Omnicanalidade (compra pelo site e na loja): compram das duas maneiras, mas com maior volume em lojas físicas 42%
Passeia em shopping com o pet: 28%
Usa o wi-fi do shopping: 35%
Tem aplicativo do shopping no celular: 44%
Segue shopping na rede social: 42%
Vai a eventos no shopping: 46%
Reunião com prefeitura
Aliás, nesta terça-feira (15), tem reunião dos shoppings com a prefeitura de Porto Alegre. Entre as pautas, obras em andamento e o plano diretor da cidade.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna