Fechou a loja da Ponto (antiga Ponto Frio), do grupo Via, no shopping Iguatemi, em Porto Alegre, onde eram vendidos principalmente eletroeletrônicos. A unidade ficava no segundo piso do empreendimento, perto da Zara. As placas que identificavam a marca já foram retiradas. Em nota à coluna, a empresa justifica que o "movimento faz parte de um ciclo natural do varejo, de fechamento e abertura de lojas".
O presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre (Sindec POA), Nilton Neco, diz que os 27 funcionários que trabalhavam na operação foram transferidos para outras lojas da rede. Questionado se há negociações para outra marca ocupar o local, o Iguatemi diz que não vai se pronunciar sobre o assunto.
Agora, a Ponto passa a ter 14 lojas no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, ainda há uma unidade no BarraShoppingSul e lojas de rua nos bairros Centro Histórico, Cavalhada e Azenha. Há um ano exatamente, a rede fechou a operação que tinha no shopping Praia de Belas. No local, abriu uma loja da Nike.
O Via também é dono da Casas Bahia. O grupo iniciou uma nova reestruturação em março, quando houve troca na presidência da companhia. Como tem ocorrido com outras varejistas, o processo inclui um enxugamento da operação, com ganho de produtividade. Segundo o último ranking da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), com dados ainda de 2021, a Via é a quarta maior rede de varejo do país, atrás apenas de Carrefour, Assaí e Magazine Luiza. Naquele ano, vendeu R$ 38,2 bilhões.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna