As vendas para o Dia dos Pais devem atingir R$ 632 milhões no Rio Grande do Sul. A estimativa foi é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). É o terceiro maior montante do levantamento nacional, atrás de São Paulo e Minas Gerais. Neste ano, aliás, a previsão para o comércio gaúcho supera a do Rio de Janeiro.
O valor fica 5,63% acima da previsão da entidade no ano passado para o Estado. Parece pequeno, mas é um crescimento ainda acima da inflação do período, que gira em torno de 3%. O Dia dos Pais é a quarta data comemorativa mais importante do varejo brasileiro em termos de movimentação financeira, segundo a CNC.
A entidade salienta que a desaceleração da inflação se reflete na variação média dos preços de bens e serviços mais procurados para presentear os pais. Porém, a oscilação é grande dependendo do item, tanto para cima quanto para baixo. Segundo o IBGE, na região metropolitana de Porto Alegre, houve queda forte nos preços de televisores (-14,69%) e dos computadores (-13,57%), que dependem mais de crédito. Por outro lado, o aumento foi intenso em itens como perfumes (+19,56%), roupas (+12,81) e calçados masculinos (+9,48%).
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna