Um complexo de lazer com hotel, cabanas de frente para o Guaíba e espaço para eventos é a nova proposta para O Butiá, antiga fazenda conhecida de Itapuã, já em Viamão, mas a cerca de uma hora do centro de Porto Alegre. O investimento previsto é de R$ 17 milhões. O projeto está em fase inicial e ficará na área de 129 hectares, onde já opera um restaurante aos finais de semana. O objetivo é atrair ainda mais eventos, conta Fábio Cándano, um dos empresários envolvidos no projeto. A área de piquenique já recebe 1,5 mil pessoas por mês.
Os pedidos de licenças ainda não foram encaminhamos à prefeitura, o que deve ocorrer no final de 2023. Depois das aprovações, serão dois anos de obras. Nos 500 metros de extensão à beira do Guaíba, a ideia é construir 13 cabanas com vista para a água.
O terreno pertence ao empresário Henrique Theo Moller, que contratou a Pruma Inteligência Integrada e Alta Arquitetura para desenvolver o projeto. As construções vão ocorrer apenas em uma área de 11 hectares, o restante será preservado.
O centro de eventos prevê capacidade para 280 pessoas, incluindo um deque para cerimônias ao ar livre. Também está projetada a construção de um píer com atracadouro para embarcações, além de salas para encontros de empresas. A Pruma pretende começar as obras no segundo semestre de 2024.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna