Em reestruturação financeira, a Cooperativa Piá decidiu fechar dois supermercados. As lojas ficam nos municípios de Morro Reuter e Santa Maria do Herval, no Vale do Sinos. Elas já não abrirão a partir desta terça-feira (22). À coluna, o presidente da cooperativa, Jorge Dinnebier, explicou que faz parte das decisões sobre os ativos em busca de reduzir gastos e aumentar receita para pagar as dívidas. O executivo já havia sinalizado em entrevista anterior que o foco seria na operação da indústria de leite, que é a essência da Piá.
— Tivemos que ver a realidade dessas duas unidades, que estão mais longe da sede e com resultados negativos. Não adianta estar com um estabelecimento aberto e dando prejuízos— explica Dinnebier, que acrescentou que há investidores interessados em comprar as estruturas, que também tinham agropecuárias.
Os dois supermercados tinham 23 funcionários. A Piá trabalha com as prefeituras e com entidades para realocá-los em outras empresas. Não há novos fechamentos nos planos da empresa. Ainda há três supermercados, que ficam em Nova Petrópolis, Picada Café e Feliz.
A loja de Nova Petrópolis, na serra gaúcha, é a mais conhecida da Piá e escancarou os problemas da cooperativa quando, ainda na gestão anterior, ficou sem produtos nas prateleiras. Há, no mínimo, um grupo grande interessado neste supermercado, que segue aberto. A unidade receberá os produtos das operações que terão atividades encerradas.
A Piá tem enfrentado uma séria crise financeira nos últimos anos. O prejuízo dobrou em 2022. Após a troca no comando, a cooperativa já pagou R$ 20 milhões aos bancos e, agora, a dívida é de R$ 74 milhões.
Relembre entrevista do empresário Jorge Vilson Dinnerbier sobre a reestruturação da Piá ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha:
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna