Ficou acertada para a semana que vem uma reunião da Piá com as instituições financeiras estaduais. A agenda foi combinada em reunião nessa quinta-feira (20), em Nova Petrópolis, quando o presidente da cooperativa, Jorge Dinnebier, apresentou a situação financeira e o plano de reestruturação ao vice-governador Gabriel Souza. A dívida financeira da Piá, como a coluna já havia noticiado, ronda os R$ 70 milhões. A reunião será com Banrisul, Badesul e BRDE. A ideia é que seja flexibilizada garantia dada em bens que a cooperativa quer vender para fazer caixa, além de reduzir juro e alongar prazos de pagamento.
Na última semana, a Piá deu início ao leilão de parte da frota de veículos. É um processo extrajudicial, por decisão da gestão de levantar o dinheiro para pagar dívidas, diz Dinnerbier, que assumiu o comando após a renúncia da diretoria anterior na maior crise da história da cooperativa.
Há poucos dias, a coluna recebeu de uma fonte do mercado de concessão de crédito uma avaliação bastante positiva da nova diretoria da Piá. Segundo o profissional, que não quer se identificar, a cooperativa "alinhou um representante com trânsito fluente entre cooperados, fornecedores e instituições financeiras."
Relembre entrevista do empresário Jorge Vilson Dinnerbier sobre a reestruturação da Piá ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna