Porto Alegre também entrou na lista de fechamentos de lojas da Polishop, empresa que nasceu de um canal de televendas em 1999 e chegou a ser chamada de "império do varejo". A marca, agora, encerrou a operação no Shopping Iguatemi, após já ter saído do Praia de Belas Shopping e do BarraShoppingSul.
Em crise e até enfrentando ações de despejo, a rede de eletrodomésticos e itens para casa encerrou mais da metade de suas operações no país desde janeiro, passando de 280 para 122 unidades. Em nota, a empresa disse fazer parte da estratégia adotada após a pandemia, que é ter menos lojas próprias para implementar operações de rua no modelo de franquias. A queda na demanda do consumidor e a concorrência com a China têm sido apontadas como motivos. No ano passado, chegou a ocorrer um grande aporte de sócios na empresa, que tem canais de TV e uma fábrica em Manaus (AM).
A unidade fechada ficava no primeiro piso do Iguatemi e era a última na capital gaúcha. Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre (Sindec POA), Nilton Neco, cinco funcionários foram demitidos. No Rio Grande do Sul, resta ainda uma unidade em Caxias do Sul, na Serra.
Recentemente, outras duas redes de varejo fecharam suas lojas no Iguatemi: a Ponto (antiga Ponto Frio) e a Paquetá. Ambas ficavam no segundo piso. Procurado, o shopping disse que não se pronuncia sobre o fechamento das operações.
Leia a nota de Polishop na íntegra:
"A Polishop, fundada por João Appolinário, esclarece que o fechamento de lojas, desde 2021, faz parte de um plano estratégico da empresa após a pandemia, que é diminuir suas lojas próprias para implementar lojas de rua no modelo de franquias e também estar presente em cidades não cobertas por shopping centers, com o objetivo de reestruturar a organização como um todo. A empresa destaca também o aumento da participação das vendas online pós-pandemia, o que, em conjunto, reforça sua posição como referência no mercado há mais de 23 anos e como uma das empresas mais relevantes do varejo brasileiro. O processo de aberturas de novas franquias e de trazer novidades, entre o segundo semestre deste ano e o começo de 2024, refletirá no crescimento e reposicionamento da companhia."
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna