Giane Guerra

Giane Guerra

Jornalista de Economia, apresentadora da Rádio Gaúcha e comentarista da RBS TV, traz notícias, comentários e dicas da macroeconomia às finanças pessoais.

Política do setor
Notícia

RS quer gerar hidrogênio verde em cinco anos e disputará projetos com Nordeste

Estimativa é de que uma cadeia do combustível gere 41 mil empregos e agregue R$ 62 bilhões ao PIB gaúcho

Giane Guerra

Economia

Enviar emailVer perfil

Com a ideia de já ter produção e consumo de hidrogênio verde no Rio Grande do Sul daqui a cinco anos, será lançada nesta quarta-feira (30) aqui na Expointer, pelo governo gaúcho, uma política de incentivo no Rio Grande do Sul. O decreto vai da criação de diversos comitês à identificação do que ainda não está previsto em lei. No fundo, a ideia é mostrar que os empreendimentos terão prioridade de análise, licenciamento e benefícios para que o setor deslanche. 

O combustível é gerado a partir de energias renováveis, principalmente a eólica. A cadeia do hidrogênio verde tem potencial de agregar R$ 62 bilhões ao PIB gaúcho e gerar 41 mil empregos. Estados do Nordeste já estão na disputa pelos gigantes investimentos estrangeiros. Com a política local, o Rio Grande do Sul quer entrar na disputa para atraí-los para cá. 

Estudo mostra a viabilidade econômica e a implantação possível em curto espaço de tempo, além de já termos memorando e protocolos que aproximam esses atores (empresas e órgãos que formam a cadeia econômica) — diz a secretária Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann. 

Sema / Divulgação
Secretária Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann

 O anúncio já havia sido antecipado pela coluna no final da semana passada. Na ocasião, o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, disse acreditar que a energia eólica gerada em terra já seria suficiente para produção de hidrogênio verde, enquanto se aguarda a autorização para instalar, no Brasil, os aerogeradores em água. 

 O hidrogênio como combustível é obtido da quebra da molécula da água por reações químicas a partir da força elétrica, ou seja, precisa de energia para fazer esta energia, que tem a vantagem de poder ser transportada e, portanto, exportada. Quando a fonte é renovável, o hidrogênio é considerado "verde", cobiçado pela Europa.  

Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna   

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Gaúcha Atualidade

08:10 - 10:00