Criada há três anos em Dois Irmãos, no Vale do Sinos, a plataforma de streaming Lumine, com filmes e séries para católicos, se prepara para entrar no mercado norte-americano. Após consolidar atuação nacional com 50 mil assinantes, a empresa está investindo R$ 10 milhões para gravar seu primeiro filme original de ficção, além de abrir um escritório em Orlando, na Flórida.
— Começamos fazendo conteúdos de baixo orçamento e comprando um catálogo mais simples. Nosso primeiro filme de ficção será gravado neste ano, com foco no público internacional, e será lançado em 2024. O roteiro já está pronto — conta o criador do projeto, Matheus Bazzo, que acaba de se mudar com a família para os Estados Unidos.
A trama vai acompanhar uma família não-religiosa em uma profecia sobre o fim dos tempos. A esposa de Bazzo, Julia Sondermann, é roteirista e diretora. A plataforma já tem 25 produções originais, mas são documentários, e compra do catálogo de grandes estúdios, como Sony e MGM. No ano passado, a Lumine gravou sua primeira produção no Exterior. O documentário A Via Sacra foi feito em Jerusalém.
Além da plataforma de filmes, o empresário criou, em 2018, a Minha Biblioteca Católica, um clube de livros religiosos. Segundo ele, mais de 4 milhões de livros já foram impressos desde então. Por R$ 69, o comprador recebe, a cada mês, uma caixa com um livro, um guia de leitura, um ícone religioso, como a imagem de um santo, e um marca-página. Atualmente, envia caixas para 3.629 cidades, principalmente em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Ceará.
— Investimos em boas traduções, capas mais bonitas e um projeto editorial caprichado. Por isso, em pouco tempo, conquistamos um público muito fiel e passamos a investir em outros serviços — conta o empresário.
Para fechar, o grupo criou a plataforma Peregrino, com áudios de 100 livros em português e inglês. A empresa está com 120 funcionários, mas quer aumentar a equipe, que fica nos escritórios de Porto Alegre e de Dois Irmãos ou atuando em teletrabalho.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna