Um dado curioso que chegou à coluna ajuda a traduzir um movimento já notado nos últimos anos: o de que a forma como as pessoas pagam suas contas e serviços tem mudado. Levantamento do Itaú Unibanco mostrou que no primeiro trimestre de 2023, 44% das compras físicas com cartões foram feitas por aproximação no Rio Grande do Sul. Essa modalidade inclui usar o próprio cartão e aproximá-lo da maquininha ou outros dispositivos, como celulares e "relógios inteligentes". É uma alta de 82% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.
Quem mais usa essa modalidade são os homens, representando 60% das transações. Os segmentos nos quais a tecnologia é mais utilizada são os mercados (22% das transações), restaurantes (10%), postos de combustíveis (9%), fast food (7%) e lojas de conveniência (7%). Ou seja, locais onde a tendência é realizar os pagamentos de forma rápida. O estudo leva em consideração os usos de cartões do Itaú, o maior banco privado do país.
Além da aproximação, também ganhou força o uso de cartões virtuais. São números exclusivos criados no aplicativo digital dos bancos para compras pela internet. O uso dessa modalidade subiu 106% no Estado na comparação com o mesmo período do ano passado.
Uso do Pix dispara 92%
A coluna aproveitou o levantamento do Itaú para atualizar com o Banco Central como estão as transações por Pix no Rio Grande do Sul. No primeiro trimestre do ano, foram feitos 312,68 milhões de pagamentos instantâneos no Estado, um aumento de 92% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Só em março, foram R$ 57,08 bilhões movimentados. Os dados mais recentes, de abril, apontam que 7,2 milhões de gaúchos e 772.555 empresas do Estado já usaram, pelo menos uma vez, o Pix.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna