O jornalista Daniel Giussani colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço
Ganhou força nas redes sociais na última semana um assunto envolvendo a fatura do cartão de crédito. Clientes de instituições financeiras notaram que a data de fechamento da fatura mudou. E foi encurtada. A prática também foi notada pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). Isso tem gerado confusão nas pessoas, e pode até aumentar o endividamento dos consumidores.
Na prática, os bancos costumam manter 10 dias entre o fechamento e a data de pagamento da fatura. Com esse intervalo, há uma data em específico, chamada no setor como "melhor dia para as compras", em que a pessoa adquire um produto e só paga 40 dias depois. Acontece que, como estão reduzindo esse intervalo, há pessoas comprando achando que vão pagar em uma fatura mais distante, mas na verdade, ainda pagarão na fatura anterior.
A medida não é ilegal, mas pode ferir o direito do consumidor se não for comunicada. Essa é a visão do Idec. Em nota enviada à coluna, disse que há muitas instituições financeiras fazendo isso "silenciosamente".
"O Idec orienta os consumidores para ficarem atentos à movimentação dos bancos sobre a melhor data para a compra com uso do cartão de crédito. Evitando fazer compras com objetivo de pagar em 40 dias, e ter a surpresa da próxima fatura com valores acima do que estava previsto para pagamento. Essa situação é perigosa, pode expor o consumidor a entrar no crédito rotativo, aumentando o seu endividamento e descontrole financeiro", diz em parte da nota.
Um dos argumentos usados pelos bancos é de que esses 10 dias não eram um benefício ao consumidor, mas uma necessidade de mercado, ao passo que precisavam imprimir a fatura e enviá-las por Correio. Dizem que agora, com as faturas e pagamentos sendo feitos pela internet, não há mais motivos para deixar um prazo tão longo. O Idec também refuta essa posição:
"Com a redução da emissão do papel e com inovações tecnológicas e novas instituições atuando nesse segmento, os custos devem ser menores e o ambiente concorrencial deveria proporcionar mais vantagens e não redução de benefícios oferecidos há décadas em um ambiente menos favorável".
A coluna recebeu relatos de reduções nos períodos nos bancos Itaú e C6 Bank. Pelas redes sociais, clientes também citaram o banco Santander. A dica é ficar de olho na data para não tomar sustos.
A coluna aproveitou para consultar com os bancos citados e com outras instituições financeiras, que enviaram posições sobre as mudanças nas faturas.
Itaú: “O Itaú Unibanco informa que está realizando uma alteração no período de fechamento da fatura de seus cartões, que passou a acontecer oito dias antes do vencimento da fatura. Mesmo com a mudança, os cartões do Itaú seguem com um dos maiores intervalos do mercado entre fechamento da fatura e seu pagamento. A alteração, motivada principalmente pela substituição de faturas em papel pelas digitais, não impacta suas as datas de vencimento, que permanecem as mesmas. A mudança está em andamento e deve chegar a todos os clientes nos próximos meses. O Itaú reforça seu compromisso com a transparência e, por isso, tem comunicado os clientes sobre a situação com antecedência em diversos canais, como e-mail, SMS, aplicativos e com aviso em todas as faturas. A melhor data de compra também é atualizada com antecedência nos canais digitais, para que os clientes possam se programar. Nossa equipe está disponível nos canais de atendimento para esclarecer eventuais dúvidas”.
C6 Bank: Em nota enviada a clientes, informou que "a partir de Agosto, o período entre o fechamento (melhor dia de compra) e o vencimento da fatura do seu cartão de crédito será alterado. O fechamento passará a ocorrer em até 7 dias antes da data de vencimento".
Banrisul: "O Banrisul não fez alteração no período de fechamento e pagamento de fatura. O Banco mantém o prazo de fechamento da fatura da maioria dos cartoes de crédito em 10 dias, sendo que cartões de crédito consignado tem prazo de fechamento da fatura de 12 até 24 dias".
Bradesco: “O Bradesco não alterou as datas de fechamento das faturas dos cartões de crédito”.
Nubank: "O Nubank não fez nenhuma alteração na data de fechamento de pagamentos de faturas".
Caixa Econômica Federal: "A Caixa optou por manter os intervalos entre “melhor dia de compra” e o vencimento da fatura, apesar da evolução dos canais digitais, que permitem reduzir o prazo entre o corte da fatura de cartão de crédito (processamento) e a sua entrega aos clientes. Assim, as compras realizadas neste período serão cobradas apenas no mês seguinte. O prazo exato depende das condições contratadas com cada cliente".
Banco do Brasil: "Banco do Brasil não realiza alterações em data de vencimento de faturas. A data é escolhida pelo cliente. E o fechamento da fatura ocorre dez dias antes do vencimento do cartão".
O Santander não quis se manifestar. Se você souber de outro banco que mudou a data de fechamento da fatura, escreva para a coluna, que atualizaremos a matéria.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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