Uma das startups que está tentando construir um sistema de transporte de alta velocidade sonhado por Elon Musk e que tem um projeto para ligar Porto Alegre a Caxias do Sul em 19 minutos, a HyperloopTT venceu uma licitação para construir um protótipo no norte da Itália. O valor é de US$ 875 milhões. O fato anima o CEO Andrés de León, que falou aqui no South Summit Madri que será o primeiro projeto comercial da empresa, permitindo que a tecnologia desperte confiança do mercado financeiro, essencial para obter investidores para os demais que pretendem construir pelo mundo.
- Estamos há 10 anos desenvolvendo a tecnologia. Não somos unicórnios. Somos camelos.
O projeto italiano da Hyperloop TT começa com um estudo de viabilidade de 4 milhões de euros. Se isso der certo, a fase de projeto de 46 milhões de euros começa. A última é um protótipo de 750 milhões de euros e teste de campo.
Segundo ele, o projeto da Itália será com a tecnologia que se tem hoje, mas a ideia é , no futuro, se ter algo muito mais aprimorado. O do Rio Grande do Sul terá a tecnologia do momento em que avançar. Ele segue no radar da empresa, garantiu León à coluna. Está se dando seguimento aos estudos e houve conversas sobre o licenciamento ambiental. Mas não é para breve, enquanto a ideia é iniciar a construção do da Itália em dois anos e finalizá-lo em quatro. A coluna visitou a sede da empresa em Toulouse, na França. Lá, há um tubo enorme simulando o túnel por onde passariam as cápsulas com passageiros dentro. Com o transporte no vácuo, não há atrito e se chegaria à velocidade de 1,2 mil quilômetros por hora.
* A coluna viajou a Madri a convite da IE University
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna