A liberação provisória que será feita do quilômetro 181 da BR-116, que está totalmente bloqueado desde 16 de junho em Nova Petrópolis, trouxe alívio a comerciantes. A rodovia é o principal ponto de acesso entre o município e Caxias do Sul, além de ligar duas rotas turísticas: a região da Uva e do Vinho e a das Hortênsias. A estrada está interditada pela queda de barreira no ciclone que atingiu o Rio Grande do Sul há duas semanas.
— A liberação, mesmo que parcial, atende a todos. Mantém-se a vigilância dos riscos, mas permite, com critérios, o fluxo para nossa cidade — comenta o diretor executivo da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp), Eduardo Costa.
- Meia pista já é uma excelente notícia! - comemora Fernando Maldaner, dono da cervejaria Edelbrau e quem primeiro manifestou à coluna a preocupação como impacto econômico da situação.
Enquanto isso, a interdição ainda impacta restaurantes e parques temáticos, além do comércio em geral. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o trânsito de veículos leves deve estar liberado até a sexta-feira que vem (7). Por enquanto, apesar de a limpeza ter sido concluída, o solo segue instável com umidade.
Por enquanto, é preciso acessar rotas alternativas. Saindo de Caxias do Sul, uma recomendação é seguir via Rota do Sol e, após, ingressar na RS-020, que leva a São Francisco de Paulo. A partir dali, acessar a RS-235 e seguir para Canela, Gramado ou Nova Petrópolis. Outra alternativa é a RS-452 para acessar Feliz e, a partir daí, seguir em direção a Linha Nova pela Estrada São Roque. Em seguida, é possível seguir a Nova Petrópolis passando por Linha Olinda.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna