Mesmo com o programa do governo federal de incentivo ao setor automotivo com bônus para venda de carros, a General Motors (GM) ainda está com o desafio de gerenciar estoques. Aqui em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, a suspensão de produção de 10 dias, que terminaria quarta-feira (21), foi ampliada em mais dois dias e os trabalhadores retornam ao complexo somente na próxima segunda-feira (26). No local, é produzido o Onix, carro de passeio popular.
No documento interno, ao qual a coluna teve acesso, a montadora informa que a decisão ocorre "ainda pela necessidade de adequação dos volumes de produção de nossa planta". A informação foi confirmada com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari. Em São José dos Campos (SP), a GM está propondo suspender o contrato de 1,2 mil trabalhadores em julho, parando a produção no segundo turno por até 10 meses.
Presidente do sindicato que representa as concessionárias de veículos do Rio Grande do Sul - Sincodiv-RS, Paulo Siqueira observa que as vendas cresceram, mas ainda estão abaixo dos mesmos dias do mês passado. Como houve uma queda brusca no final de maio com a expectativa de lançamento dos descontos, junho ainda deve fechar no positivo. Ele alerta que, se não houver prorrogação pelo governo, a exclusividade para pessoas físicas aproveitarem o bônus termina nesta terça-feira (20), abrindo espaço para as locadoras comprarem, o que tende a esgotar os recursos do programa.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna