Dentro do plano de reestruturação para sair da crise, a Languiru assinou a venda do frigorífico de bovinos da cooperativa. O abatedouro voltará ao Frigorífico Zart, empresa de Teutônia comandada por Nelson Zart, que era proprietário do estabelecimento arrendado pela Languiru em 2021. O valor do negócio não foi informado.
A produção deve ser retomada em até 60 dias. O novo dono poderá recontratar 45 dos funcionários demitidos. A unidade tem 3,5 mil metros quadrados e capacidade de abater 100 animais por dia.
Com o negócio, a Languiru deixa de atuar na bovinocultura de corte, o que segue a reorganização prevista pela cooperativa, que, na semana passada, também encaminhou a venda do supermercado do Shopping Lajeado para o Grupo Passarela, rede de varejo de alimento de Santa Catarina.
A cooperativa enfrenta uma grande crise financeira, com uma dívida que passa do R$ 1,1 bilhão. A estratégia apresentada passa por fechamento de segmentos industriais, conforme a coluna já detalhou, a venda de operações do varejo.
Ouça também o podcast Nossa Economia, de GZH, sobre a crise da Languriu e da Piá, duas cooperativas gaúchas:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna