Está definida a nova diretoria da Piá, cooperativa de Nova Petrópolis que enfrenta uma crise financeira. Em assembleia de associados nesta segunda-feira (19), foram eleitos Jorge Dinnebier como presidente, Ari Boelter para vice-presidente e Jonas Gottschalk para secretário. Ainda em maio, ocorreu a renúncia coletiva da diretoria anterior, comanda pelo ex-presidente Jeferson Smaniotto.
O desafio será grande. Os problemas financeiros da Piá se arrastam há anos, mas a situação ficou insustentável quando começou a se atrasar pagamentos de produtores de leite. Sem a matéria-prima, não tem produção. Agora, quem está fornecendo, recebe. Ainda assim, a fábrica está praticamente parada e há uma dívida acumulada de R$ 9 milhões com produtores, sem contar os demais débitos. A prioridade da nova direção é pagá-la para voltar a operar em um bom nível, gerando fluxo de caixa. Para isso, se buscará mais crédito no mercado, especialmente com o Banrisul, e serão vendidos imóveis da cooperativa. Há a possibilidade, inclusive, de se desfazer de lojas e supermercado.
Recentemente, o programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha, entrevistou Gerson Haas, presidente do Conselho Fiscal da Cooperativa Piá:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna