O atual diretor-presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Roberto Barbuti, está deixando o cargo. O comunicado foi enviado ao mercado financeiro. O detalhamento da decisão e um balanço da gestão serão feitos durante a tarde desta segunda-feira (29). Ele recebeu um convite para um novo trabalho, ainda não divulgado.
Chefe da Casa Civil no Rio Grande do Sul, Artur Lemos informa que ainda não há um substituto. Segundo ele, nomes serão avaliados para a decisão do governador Eduardo Leite sobre quem comandará a Corsan temporariamente até que seja efetivada a privatização.
Barbuti conduz a companhia desde 2019, incluindo o processo de venda. O leilão ocorreu em dezembro, com lance único da Aegea como vencedor. O contrato, porém, ainda não foi assinado. Agora, aguarda-se o posicionamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que está desde o ano passado analisando questionamentos sobre a venda.
O governador Leite espera entrar o dinheiro da venda da Corsan para lançar investimentos do Avançar, um projeto do governo gaúcho. São R$ 4,1 bilhões de recurso extraordinário, que o governo pretende aplicar em educação, saúde, segurança e pavimentação das estradas.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna