Apesar de o governo federal ter anunciado medidas para baratear os carros no país, o setor automotivo considera difícil uma volta do modelo popular como era antigamente. Na concepção original, ele foi lançado no início dos anos 1990 e foi um programa que marcou o governo Itamar Franco. A nomenclatura, porém, segue usada para alguns modelos.
—Airbags, ABS, sensores de todo tipo, e até mesmo vidro elétrico e ar-condicionado, são inimagináveis para aquele antigo carro popular, mas qualquer veículo de entrada tem hoje — falou recentemente à coluna o presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Rio Grande do Sul (Sindodiv-RS), Paulo Siqueira.
"Carro de entrada" é como são chamados mais hoje modelos com características dos populares, como motores 1.0. Os preços foram alvo de críticas por parte do governo federal. O presidente Lula (PT), inclusive, falou recentemente que "um carro de R$ 90 mil não é popular. É para classe média".
Mas esses carros estão ficando realmente mais caros? À coluna, a plataforma que faz intermediação entre a venda e compra de veículos Mobiauto enviou à coluna levantamento de quais mais aumentaram de preço em 2023 na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram pesquisados, no total, 64 modelos e 178 versões, incluindo carros usados. A pesquisa leva em consideração os preços colocados na plataforma no Rio Grande do Sul. A coluna aproveitou para pesquisar na Tabela Fipe a variação entre abril de 2022 e de 2023.
Os cinco carros de entrada que mais aumentaram de preço no RS:
1) Volkswagen Up 1.0 MPI (Flex) - 2020
- Preço Jan/Abr 2022: R$ 59.340
- Preço Jan/Abr 2023: R$ 67.457
- +13,68%
- Na Fipe Abr 2022 / Abr 2023: +11,99%
2) Chevrolet Onix Plus 1.0 LT Turbo (Flex) (Aut) - 2020
- Preço Jan/Abr 2022: R$ 81.545
- Preço Jan/Abr 2023: R$ 89.708,60
- +10,01%
- Na Fipe Abr 2022 / Abr 2023: +13,48%
3) Hyundai HB20 1.0 Evolution (Flex) - 2020
- Preço Jan/Abr 2022: R$ 67.719,29
- Preço Jan/Abr 2023: R$ 72.478,95
- +7,03%
- Na Fipe Abr 2022 / Abr 2023: +1,15%
4) Renault Kwid Intense 1.0 12v SCe (Flex) - 2022
- Preço Jan/Abr 2022: R$ 58.100
- Preço Jan/Abr 2023: R$ 61.388,89
- +5,66%
- Na Fipe Abr 2022 / Abr 2023: -4,01%
5) Hyundai HB20 1.0 Evolution (Flex) - 2021
- Preço Jan/Abr 2022: R$ 73.770,48
- Preço Jan/Abr 2023: R$ 76.478,89
- +3,67%
- Na Fipe Abr 2022 / Abr 2023: +0,8%
A plataforma também mapeou quais os veículos que mais se desvalorizaram no Brasil, ou seja, tiveram queda de preço. Neste caso, a coluna até pediu, mas não há dados regionalizados.
Os cinco carros de entrada que mais se desvalorizaram no Brasil:
1) Chevrolet Onix 1.0 Turbo (Flex) (Aut) - 2020
- Preço Jan/Abr 2022: R$ 84.691,40
- Preço Jan/Abr 2023: R$ 71.181,22
- -15,95%
2) Volkswagen Polo 1.0 200 TSI Sense (Aut) (Flex) (PCD) - 2020
- Preço Jan/Abr 2022: R$ 87.932,65
- Preço Jan/Abr 2023: R$ 75.156,67
- -14,53%
3) Volkswagen Voyage 1.0 MPI (Flex) - 2022
- Preço Jan/Abr 2022: R$ 71.921,49
- Preço Jan/Abr 2023: R$ 63.177,70
- -12,16%
4) Fiat Argo 1.0 (Flex) - 2022
- Preço Jan/Abr 2022: R$ 72.493,57
- Preço Jan/Abr 2023: R$ 64.404,03
- -11,16%
5) CAOA Chery Tiggo 3X Pro 1.0 Turbo (Aut) - 2022
- Preço Jan/Abr 2022: R$ 106.493,33
- Preço Jan/Abr 2023: R$ 94.850,40
- -10,93%
Ouça o podcast Nossa Economia, de GZH, sobre a volta dos carros populares:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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