Atual superintendente de Relações Institucionais e conselheira de Administração da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Samanta Popow Takimi foi indicada pelo governo do Estado para assumir a presidência da empresa. Roberto Barbuti informou nessa segunda-feira (29) que estava deixando o cargo, que ocupava desde 2019, para aceitar uma proposta de trabalho.
Pelo trâmite, a Secretaria de Governança Corporativa da Corsan recebe a indicação e, na sequência, dá encaminhamento aos trâmites de eleição no Conselho de Administração. É para Samanta ficar na presidência até que seja efetivada a privatização. Ela é advogada da Corsan desde 2012 e, a partir de 2020, assumiu a superintendência de Relações Institucionais.
O leilão de venda da estatal ocorreu em dezembro, com lance único da Aegea como vencedor. O contrato, porém, ainda não foi assinado. Agora, é aguardado o posicionamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que está desde o ano passado analisando questionamentos sobre a venda.
O governador Leite espera entrar o dinheiro da venda da Corsan para lançar investimentos do Avançar, um projeto do governo gaúcho. São R$ 4,1 bilhões de recurso extraordinário, que o governo pretende aplicar em educação, saúde, segurança e pavimentação das estradas.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna