Atleta de futebol, o ex-jogador do Inter Matheus Bertotto tem outra profissão: empresário do ramo de cogumelos. Junto com o pai, Luiz Carlos Bertotto, ele administra a Bertotto Cogumelos, com propriedade em Glorinha, na região metropolitana de Porto Alegre. A cada mês, são produzidas de sete a oito toneladas das variedades Paris e Porto Bello.
— Fiquei cinco anos no Inter, entre 2012 e 2017, também passei por Juventude, Joinville, Londrina e meu último clube foi o Novo Hamburgo. A carreira de jogador é relativamente curta, então pensava no futuro olhando para essa empresa, que começou com o meu pai em 2005 — explicou em entrevista ao programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha).
Foi a partir de 2018 que ele se envolveu mais com a empresa, investindo parte do dinheiro que ganhava com futebol. Dois anos depois, quando começou a pandemia, Matheus tornou-se o administrador. No final de 2021, o negócio ganhou escala com a entrada da marca na rede de supermercados Zaffari.
— Desde então, a demanda tem crescido. Não só no supermercado, mas também nos restaurantes e na Ceasa. Há um aumento de consumo pela população em geral.
Com isso, a empresa planeja dobrar a produção, mas ainda sem previsão de fazê-lo. Hoje, são cinco estufas e 15 funcionários. Nos próximos meses, os esforços estarão direcionados em ampliar a distribuição de outras variedades de cogumelos cuja produção não é própria.
— Teríamos que ter outras cinco estufas para o ciclo do cogumelo funcionar bem, pensando em expansão. É um plano de médio e longo prazo. Abrindo o mercado, também poderíamos produzir outras variedades.
Atualmente, a Bertotto Cogumelos entrega em Porto Alegre e algumas cidades próximas. Além disso, uma vez por semana, vão ao Litoral. São 150 estabelecimentos atendidos, entre supermercados, fruteiras e restaurantes, além das casas dos clientes, para disseminar a marca.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna