Produtores de leite começaram a receber no início da tarde o pagamento da Piá, cooperativa de Nova Petrópolis que enfrenta uma crise financeira. Alguns procuraram a coluna ainda no final da semana passada relatando o atraso da quitação, que estava prevista para o último dia 10. Ainda na manhã desta segunda-feira (15), a empresa garantiu à coluna que o pagamento ocorreria hoje e que seria apenas uma mudança de data. Sem leite, um insumo de giro rápido, não haveria como fazer os produtos.
O prejuízo de R$ 62,6 milhões de 2022 e prateleiras que chegaram a ficar vazias em um supermercado da marca realçaram recentemente a dificuldade de caixa. Em entrevista recente ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, o presidente Jeferson Smaniotto afirmou que o patrimônio é "seis vezes maior do dado em garantia em financiamento". Ainda assim, o mercado não tem segurança em conceder crédito.
Relembre a entrevista:
Além de supermercados e unidades de leite, a Piá tem postos de processamento de frutas, fábricas de ração, centros de distribuição e agropecuárias. tem Em março, a empresa chegou a avisar funcionários de uma agropecuária de Taquara de que encerraria as atividades da loja. À coluna, informou depois que transferiria a operação para outro endereço, mas acabou recuando da decisão no final de abril. Dois funcionários foram demitidos, segundo a Piá, que, por enquanto, não tem planos para a loja.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna