Aplicativo de transporte de passageiros criado nos Estados Unidos, o inDrive começou a oferecer no Rio Grande do Sul o serviço de entregas de produtos no qual o cliente pode sugerir o valor da corrida direto para o motorista, que decide se aceita ou não. A função está disponível em Porto Alegre, Passo Fundo, Santa Maria e Pelotas. A empresa é concorrente das já conhecidas Uber e 99.
Há um valor mínimo recomendado pelo app para evitar preços que "não condizem com a realidade", diz a empresa. O motorista tem que repassar ao inDrive 9% do valor da corrida. Há, ainda, a possibilidade de fazer entregas entre cidades, como um pedido que sai de Porto Alegre e vai até Passo Fundo, caso o motorista aceite. O limite é de 20 quilos por carga.
Para 2023, o plano da empresa é investir, na operação mundial, US$ 150 milhões (o equivalente a R$ 770 milhões) captação de novos motoristas, segurança e marketing, sem maiores detalhes ou regionalização do valor. Em Porto Alegre, mais de mil motoristas estão cadastrados. A capital gaúcha é a cidade onde mais se faz pedidos no Sul do país, segundo relatório da inDrive. A empresa está em mais de 100 cidades brasileiras, em todos os Estados.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna