Dragagem de hidrovias, gás internacional e termelétrica de Rio Grande foram pautas da entrevista do gerente de Planejamento da Portos RS, Fernando Estima, ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha. O executivo garantiu que será cumprido o cronograma colocado pelo secretário de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, Juvir Costella, de iniciar e concluir a dragagem de R$ 60 milhões das hidrovias gaúchas sem manutenção há anos. O recurso havia sido liberado pelo ex-governador Ranolfo Vieira Júnior. Segundo Estima, estão sendo feitas as sondagens que mostram onde dragar, chamadas de batimetrias, e, em paralelo, são buscadas as licenças ambientais para cada um dos oito canais.
- É bom lembrar que temos uma herança de mais de 40 anos sem dragagem. Dos 22 terminais, alguns pararam de pagar tarifas, que eram contribuições relevantes para dragagem. O sistema tarifário foi remontado e começa em março, para manutenção. Não adianta dragar hoje, que, em um ou dois anos, terá assoreamento.
Negociação que avançou em reunião em São Paulo, a Compass, compradora da Sulgás, confirmou à Portos RS que trará gás internacional por navios, com entrada pelo porto de Rio Grande. Com isso, dependerá menos do boliviano que vem por gasoduto e tem preço definido pela Petrobras. O executivo informa que a operação terá início no segundo semestre.
- E podemos trazê-lo pela hidrovia até Porto Alegre e outras cidades - acrescenta o executivo da autoridade portuária.
Para fechar, ele espera para abril uma reunião na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília, para se conseguir a confirmação de que o órgão aceitou analisar o pedido de transferência da Bolognesi para o Grupo Cobra do projeto do complexo de energia de R$ 6 bilhões previsto para Rio Grande. O governador Eduardo Leite deve participar da reunião.
Ouça a entrevista na íntegra:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna