Fundada em 1928, a Indústria de Calçados Jacob foi vendida. A empresa é dona da marca Kildare e estava sendo administrada pela família Jacob. Entre os compradores, está a sócia Geneci Da Luz. O valor da negociação não foi informado.
A sede da calçadista sairá de Novo Hamburgo para Sapiranga ainda em 2023, ambas no Vale do Sinos. A empresa manterá suas fábricas em Cachoeira do Sul e Maratá, onde já emprega cerca de 200 funcionários.
O número de trabalhadores será mantido, inclusive com possibilidade de novas contratações. A ideia é ampliar o negócio, inicialmente com mais tecnologia, investimento em marca e assumindo a produção terceirizada de outras empresas, ou seja, usando a capacidade instalada da Jacob para outras marcas que não apenas a Kildare.
A Calçados Jacob atua em todo o país e vende para 30 países. As exportações respondem por até 30% dos negócios. Os produtos da marca Kildare são comercializados em lojas físicas e online autorizadas, além do e-commerce próprio. A Jacob completou 94 anos em dezembro, já a marca Kildare existe há 50 anos.
História da empresa
Ao ser fundada, em 22 de dezembro de 1928, em Novo Hamburgo, a Jacob & Cia era dirigida por Kurt Jacob, que tinha como sócio o Adolfo Jaeger. Inicialmente, a empresa fabricava sandálias conhecidas pela marca Cruzeiro. Também tinha um setor de confecção de botões e fivelas. Os botões eram feitos de papelão, que, depois de prensados com grampo, eram cozidos em óleo de linhaça para endurecer e só então pintados.
Em 1947, a empresa passou a se chamar Calçados Jacob. Assim como outras indústrias do segmento, sofreu com a crise dos anos 60 e quase encerrou suas atividades. Sua recuperação veio quando o Brasil passou a ser exportador de calçados, o que repercutiu no negócio da empresa.
Nos anos 70, consolidou-se com a marca Kildare. O surgimento dela foi curioso. Na época, a Calçados Jacob produzia um calçado masculino em couro branco, parecido com o usado por médicos. Na época, havia o seriado médico Dr. Kildare e os clientes chegavam nas lojas pedindo pelo calçado do Dr. Kildare. A empresa percebeu o movimento do mercado e resolveu registrar a marca.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista