Está chegando a principal data do ano para o varejo. As vendas de Natal devem bater R$ 5,15 bilhões no Rio Grande do Sul, estima a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). É o quarto maior montante do país, atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Se confirmado, o faturamento superará em 6,2% o do ano passado.
Pelo monitoramento desde 2008, enviado à coluna pelo economista da CNC, Fabio Bentes, seria a primeira vez que a venda bateria os R$ 5 bilhões. Os melhores resultados foram em 2013 e 2019. O número de contratações temporárias é de 6.933 em 2022, calcula a entidade. Quase metade dessas vagas foram abertas por supermercados.
Já quanto às vendas, lojas de vestuário, calçados e acessórios serão responsáveis por quase R$ 2 bilhões do faturamento previsto. Em seguida, estão os hiper e supermercados. Utilidades domésticas e eletroeletrônicos aparecem em terceiro, seguidos por farmácias e perfumaria.
Prós
A retomada do fluxo de consumidores, registrada na virada para o segundo semestre de 2022, sustenta a perspectiva. Na semana que antecedeu o Natal de 2020, ele estava 28% abaixo do normal. No ano seguinte, ainda era 8% inferior. Contribuem ainda a evolução no nível de ocupação no mercado de trabalho e a desaceleração da inflação. Para fechar, apesar da alta recente do dólar, o câmbio está 4,5% abaixo do ano passado, o que ajudou a importação de produtos para as festas de final de ano.
Contras
Por outro lado, o encarecimento do crédito e o comprometimento da renda média com dívidas tendem a frear a expansão das vendas. Segundo o Banco Central, o juro para pessoas físicas está no maior patamar desde o primeiro trimestre de 2018 e o comprometimento da renda atingiu o maior patamar da série histórica, iniciada em 2005. Além disso, a incerteza política e econômica acaba prejudicando o ânimo de consumidores e empresas.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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