A revisão nas apostas para a taxa de juro Selic é mais um efeito prático na economia do receio do mercado financeiro com a continuidade da irresponsabilidade fiscal, mantendo-se - e de forma permanente - o furo do teto de gastos. É reflexo, entre outros, da perspectiva de saída de dinheiro estrangeiro, o que eleva dólar e puxa a inflação.
Com alta de preços, o Banco Central terá que segurar a redução do juro ou, se for pior do que o previsto, até voltar a aumentá-lo. Depois da elevação da Selic a 13,75% ao ano com a inflação forte do ano passado e do primeiro semestre de 2022, a autoridade monetária interrompeu o ciclo de alta há duas reuniões. A expectativa é de que reduza no ano que vem. Porém, a aposta do mercado era de que fosse a 11,25%. Pelo Focus divulgado nesta segunda-feira, o mercado elevou para 11,50% a previsão de fechamento do ano que vem.
Juro alto trava o PIB, ou seja, emprego e renda também. Deixa o crédito mais caro e mais restrito. Na sexta-feira (18), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que a política fiscal do governo Lula já está no radar, inclusive para a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em dezembro. Inflação e balanço de riscos consideram a PEC da Transição, que teve a minuta levada ao Congresso na semana passada.
O comitê trabalha com dólar a R$ 5,25, enquanto a moeda bateu R$ 5,40 na semana passada. A inflação em torno de 6% é bem menor do que a de dois dígitos do ano passado, mas ainda fica bem acima da meta, a qual é perseguida pelo Banco Central. O aviso está dado.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.