Clientes da CEEE Equatorial terão reajuste médio de 5,68% na tarifa de energia elétrica. O aumento entra em vigor em 22 de novembro, aparecendo nas contas de luz seguintes. O percentual fica pouco abaixo da inflação dos últimos 12 meses, que fica em 6,47%.
O aumento foi aprovado nesta quarta-feira (16) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A distribuidora atende cerca de 1,84 milhão de unidades consumidoras em 72 municípios do Rio Grande do Sul.
A elevação será menor para residências, com alta de 3,62%. Para baixa tensão, o aumento será de 4,19%. Já para alta tensão, o que inclui indústrias, ficará em 9,53%. Os percentuais são definidos a partir de planilhas de custo.
A Aneel ressalta o impacto do repasse dos créditos tributários referentes à retirada do ICMS da base de cálculo do PIS/Pasep e da Cofins:
"Essa medida possibilitou reverter, em favor dos consumidores, cerca de R$ 336 milhões, resultando na redução do reajuste tarifário em 8,44%."
Além disso, um repasse feito pela privatização da Eletrobrás contribuiu com uma redução de 2,92% no reajuste tarifário da distribuidora CEEE Equatorial.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.