Há 118 feiras e comércios que vendem orgânicos identificados no Rio Grande do Sul no novo mapa pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). A maior parte delas se concentra em Porto Alegre. Atualizada agora, a ferramenta foi criada em 2012 e já recebeu reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Mapa de Feiras Orgânicas é colaborativo, ou seja, atualizado de forma contínua pelas informações que são recebidas. É possível solicitar que um novo local seja adicionado. Ele fica disponível em um site organizado pelo Idec. Pesquisa do instituto já mostrou que supermercados chegam a vender orgânicos com preços até 463% superiores aos das feiras.
O mapa traz, principalmente, feiras. Porém, aponta ainda as CSAs, como são chamadas comunidades que sustentam a agricultura. Um grupo de consumidores paga custos de produção dos agricultores e ganha o direito a receber alimentos depois por tempo determinado. Há, também, os GCRs, que são grupos de consumo responsável, quando consumidores se unem para comprar direto do produtor. Para fechar, o mapa aponta comércios que são parceiros de orgânicos, vendendo os produtos em lojas, feiras ou mesmo pela internet.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.