Três das quatro lojas vendidas pelo Carrefour ao Asun são da bandeira Maxxi e ficam em Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, e em Viamão e Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. Elas ficarão abertas até 22 de outubro, quando passarão pela transformação. O Asun entrou, recentemente, no mercado de atacarejos com a marca Leve Mais.
A quarta unidade ainda não é confirmada pelas empresas, que estão comunicando os funcionários, mas fica na Região Metropolitana. À coluna, o Carrefour disse que há a possibilidade de os empregados serem transferidos a outras unidades que a companhia francesa comprou do Grupo Big. Afinal, são 387, incluindo os supermercados Nacional e os hipermercados BIG. Além disso, o Asun, quando comprou lojas do Nacional há alguns anos quando ainda eram da norte-americana Walmart, fez um processo de recontratação de muitos dos trabalhadores.
As quatro lojas fazem parte das 14 que o Carrefour precisou vender para que fosse aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a compra do Grupo Big. A negociação foi de R$ 7,5 bilhões. Com isso, o Carrefour se tornou o maior empregador privado do Brasil. O valor da venda das lojas ao Asun não está sendo divulgado por enquanto, mas deve ser revelado no balanço trimestral, já que o Carrefour tem capital aberto, com ações negociadas em bolsa.
Enquanto isso, segue a transformação das lojas. O Carrefour já está reformando os hipermercados BIG em Bagé e no bairro Vila Nova, em Porto Alegre. As unidades serão da marca Atacadão. Outras passarão pelo processo em breve, mas ainda não há um cronograma.
A compra do Grupo Big pelo Carrefour foi aprovada em maio. A análise demorou mais de um ano. Só na Região Sul, a negociação envolveu 133 mercados. Relembre: Aprovada compra de supermercados do Grupo BIG pelo Carrefour por R$ 7,5 bi
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.