Conhecido como o "prédio da NET", por ter sido sede da empresa de telecomunicações, o edifício da Rua Silveiro está sendo reformado para se transformar em um residencial. Trata-se de um investimento de R$ 25 milhões, feito pela Sopra Incorporadora. As obras já foram iniciadas, e a previsão é de que sejam finalizadas em 2025. Antes da NET, o prédio, construído em 1970, tinha a sede da agência MPM Propaganda. Ele fica bem na divisa entre os bairros Menino Deus e Santa Tereza, em Porto Alegre.
O lançamento ocorrerá em outubro. A ideia é que o ARIA, como foi chamado, gere vendas de R$ 55 milhões. Serão oito mil metros quadrados de área construída, com 26 apartamentos, quatro coberturas e seis casas com pátio privativo. Entre as opções já tradicionais, a área de lazer terá quadra de beach tennis, prática esportiva que anda bastante badalada.
A técnica de revitalizar construções antigas tem sido chamada de retrofit. Neste caso, será usada a estrutura da construção, especialmente a de concreto, exigindo menos matéria-prima e gerando menos resíduo. Segundo a Sopra, isso vai gerar uma economia de 20% no investimento que seria necessário caso a construção começasse do zero. A incorporadora foi criada em 2021 pelos arquitetos Ricardo Michelon e Juliana Schnor.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br) Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.