Reduzir o uso de plástico é um dos objetivos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre ao lançar o edital de uma competição para que empresas ofereçam soluções de sustentabilidade. Para se ter uma ideia, segundo a administração, são 6 milhões de copos plásticos descartados por ano no hospital.
Foram escolhidos outros eixos: eficiência energética, buscando equipamentos com menor consumo de energia; economia circular, com o reaproveitamento de materiais; e redução do consumo de água — neste caso, o hospital diz que em 2021 foram usados 335.728 litros.
— Pensamos também que toda a sucata metálica e os pallets de madeira possam ser reutilizados, assim como os uniformes que são descartados — exemplifica a coordenadora Caroline Pozza, ao falar da expectativa para o "Desafio de Sustentabilidade", como está sendo chamado.
A disputa recebe inscrições até 20 de outubro. O edital foi elaborado em parceria com o Instituto Caldeira, que ajudará a encontrar startups. As três vencedoras serão conhecidas no dia 16 de novembro. O primeiro lugar ganhará bolsa integral de mestrado no hospital. Os demais receberão cursos de mentoria e assessoria de marketing. Não haverá premiação em dinheiro.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br) Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.