Dentro do propósito de aproveitar as 9 mil toneladas de farelo de trigo que sobram por mês da fabricação dos alimentos, a Orquídea, empresa com sede em Caxias do Sul, passou a usar parte desse montante também para produzir copos, tigelas, pratos e saladeiras. Por serem biodegradáveis, os produtos se desmancham em 45 dias.
O projeto usou um investimento de R$ 4 milhões aprovado junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Foi desenvolvida uma nova linha de produção para fabricar os produtos, que gerou a contratação de cinco profissionais. A iniciativa ganhou o nome Orquídea ECO. Das 9 mil toneladas, 300 quilos por mês são usados para a fabricação dos objetos, que são comercializados pela internet e fornecidos para uma sorveteria de Caxias do Sul.
Além disso, a maior parte do farelo é vendida como ração animal. Atualmente, a Orquídea Alimentos processa mais de 35 mil toneladas de trigo por mês. Ela fabrica pães, massas, biscoitos, entre outros.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.