Seis em cada 10 lojistas passaram a comprar mais produtos nacionais devido ao gargalo logístico mundial, provocado pela pandemia e intensificado pela guerra no leste europeu. O dado é o que mais chamou a atenção na pesquisa, que teve algumas perguntas da coluna, aplicada pelo Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA) na Feira Brasileira do Varejo (FBV), evento realizado no final de maio em Porto Alegre.
A indústria do vestuário é uma das que mais sente essa mudança nas encomendas do varejo. Há anos, China e alguns países da América Latina tinham se tornando a grande origem das confecções vendidas aqui. Se essa renacionalização da indústria em geral é uma tendência ou apenas algo pontual, não se sabe, mas é um grande - e interessante - debate no momento no setor.
A pesquisa também trouxe diversos questionamentos sobre o e-commerce, que tanto acelerou o crescimento na pandemia. Ela mostrou que 98,1% dos varejistas adotaram novas formas de vender na pandemia, com destaque para WhatsApp. Foram ouvidos 536 participantes do evento. Confira mais algumas perguntas:
O gargalo logístico mundial levou a comprar mais produtos nacionais?
Sim: 60,1%
Não: 25,3%
Não sabe: 14,6%
Prevê aumentar lojas nos próximos 12 meses?
Sim: 47,2%
Não: 37,1%
Não sabe: 15,7%
Prevê redução de custos em 2022?
Não: 45,9%
Sim: 39,6%
Não sabe: 14,5%
Quanto a venda online representa no seu negócio?
Até 10%: 24,5%
De 10% a 30%: 25,8%
De 30% a 50%: 18,2%
De 50% a 70%: 8,2%
De 70% a 90%: 4,4%
De 90% a 100%: 4,4%
Não possui venda online: 9,4%
Não sabe: 5%
Seguirá investindo no e-commerce com a volta do movimento nas lojas?
Sim: 79,9%
Não sabe: 19,5%
Não: 0,6%
Quais são as novas formas de vender que adotou na pandemia e pretende manter?
WhatsApp: 71,1%
Redes sociais: 63,5%
E-commerce próprio: 25,8%
Marketplace: 25,8%
Delivery: 20,8%
Venda física: 14,5%
Peque e leve (takeaway): 9,4%
Chatbot: 3,8%
Revendedores: 2,5%
Não adotei novas formas de vender na pandemia: 1,9%
Qual o motivo para investir em mídia?
Reforçar a marca: 59,7%
Levar os produtos a públicos diferentes: 37,1%
Impactar grande audiência: 25,2%
Instruir sobre novas tecnologias e serviços: 23,9%
Anunciar promoções: 15,7%
Outros: 1,9%
Não sabe: 5,7%
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.