Uma tradicional e quase centenária ferragem de Porto Alegre fechará suas portas em agosto. O ponto onde fica a Ferragem Gerhardt, na Rua Voluntários da Pátria, no Centro Histórico, foi pedido pelo dono do imóvel. Ela está no local desde 1927, mas a empresa foi criada um pouco antes, há 98 anos.
O espaço ficou famoso por vender, além de materiais de construção, panelas de ferro esmaltadas. Para liquidar o estoque, os donos do negócio estão fazendo promoções em quase todos os itens da loja. A coluna visitou o depósito da ferragem no dia 6 de julho e estava praticamente vazio. As prateleiras de madeira já não tinham mais nada e só restava poeira.
Segundo funcionários da loja, grande parte dos produtos foi transferida para instalações da família fora da área central. Ainda não se sabe o que será feito com o espaço, mas, segundo o que a coluna apurou, o prédio de quase 900 metros quadrados será dividido em várias lojas para facilitar o aluguel.
A história da ferragem no local começou com a transferência dos negócios de Carlos Gerhardt para o endereço. Até o ano de 1950, o comércio negociava com exclusividade produtos importados de marcas de procedência alemã, que vinham de navio. Durante muitos anos, as vendas eram efetuadas por vendedores viajantes que visitavam todo o interior do Estado.
Atualmente, a gestão está com a terceira geração da família. Com o fechamento do espaço, a proprietária Sirlei Gerhardt disse que não vai seguir no ramo. Os 13 funcionários já foram avisados sobre o fim da operação.
Produção Guilherme Gonçalves
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.