Será oficializada nesta quarta-feira (13), na Casa Civil da Presidência da República, em Brasília, a construção da fábrica de peças e da unidade de montagem de aeronaves da austríaca Diamond no Rio Grande do Sul. O mais curioso é que será no terreno que era destinado à Ford, em Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, onde foi instalado o distrito industrial no município. A previsão é de gerar 1,3 mil empregos diretos e indiretos com o centro tecnológico com área de montagem. A primeira fase terá aporte de R$ 80 milhões, com potencial de atingir R$ 300 milhões.
A cerimônia de Brasília e outros encontros têm, na organização, a participação do deputado federal Jerônimo Goergen (PP), que é vice-presidente da Câmara Temática Aeroportuária da Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura. Segundo ele, os empresários da fabricante especializada em aviões executivos sobrevoaram a área nessa segunda-feira (11). Hoje, tiveram reunião com o governo gaúcho, quando foi entregue uma réplica da aeronave que será produzida no Rio Grande do Sul.
Ainda em fevereiro, a coluna noticiou que outros Estados estavam na disputa do investimento. Além do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e Alagoas eram cogitados pela Aeromot, que já é parceira local da Diamond e seguirá no novo empreendimento. Além da Áustria, a Diamond tem fábricas no Canadá e na China.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.