A previsão de safra de inverno recorde no Rio Grande do Sul vem muito bem, ainda mais após o estrago que a estiagem provocou nas culturas de verão. Porém, fica longe de uma recuperação de tudo o que se perdeu com o prejuízo do início do ano. Isso porque a safra de verão, puxada pela soja, é muito maior do que a de inverno, que tem o trigo como destaque. Economista-chefe da Farsul, Antônio da Luz explicou ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, a diferença de pesos:
— Perdemos de 9 a 10 milhões de toneladas de soja. Vamos ganhar mais ou menos de 500 a 600 mil toneladas de trigo a mais. Em termos de faturamento, equivale a 150 a 200 mil toneladas de soja. Não recupera, não dá para botar as duas grandezas na balança.
Porém, Luz pondera que é um ótimo resultado:
— Eu não recupero tudo, mas eu recupero alguma coisa. Então, está valendo. Para o PIB do quarto trimestre. é maravilhoso. A gente vai ter dois ou três resultados trimestrais de PIB muito ruins, mas vamos ter o último muito bom e já começar 2023 com o pé direito.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.