O leitor da coluna está careca (porém, usando touca) de saber que a queda nas temperaturas impulsiona consumo. O inverno começou hoje, mas o frio chegou bem antes neste ano. A coluna chegou a receber diversas reclamações de falta de produto, como casacos e cobertores, o que também tem impacto da escassez de insumos, como tecidos. Sobre o assunto, o Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA) fez uma pesquisa, na qual 55% dos entrevistados disseram estar com alta procura de itens da estação.
Em relação ao mesmo período do ano passado, uma parcela semelhante conta estar vendendo mais. O aumento médio apontado por eles é de 18%. Ou seja, pode ser um fôlego para o varejo gaúcho, que enfrenta também a alta de de preços e o impacto da inflação na renda do consumidor. Aliás, 75% disseram que os preços dos artigos de inverno aumentaram. A média apontada foi de 21%, o dobro da inflação. Em média, os clientes estão gastando R$ 376 nas lojas.
Os mais vendidos em cada categoria não surpreendem:
- Vestuário: casacos
- Calçados: bota
- Cama, mesa e banho: edredom
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.