O discurso da transição energética aqui na Europa não é recente, mas ganhou força com a alta do petróleo e o corte no fornecimento de gás pela Rússia após o início da guerra. Esse foi o principal assunto da Hannover Messe, que a coluna acompanhou na Alemanha, e é o tema no roteiro aqui na Holanda da comitiva de empresários e de integrantes do governo gaúcho. Buscar energias renováveis - também chamadas de limpas -não é só uma questão de poder público e de setores econômicos, mas pode - e deve, eu diria - ser uma iniciativa de empresas. Nesse sentido, destaque para a presença na comitiva do conhecido empresário Carlos de Faria, diretor da Copelmi Mineração, empresa com foco em carvão, fonte de energia finita e que o mundo tenta usar menos, pelo nível poluidor. Em entrevista à coluna durante o programa Gaúcha+, da Rádio Gaúcha, ele contou que veio na missão para analisar energias renováveis para, também, uma transição na empresa. Confira trechos abaixo e a íntegra no final da coluna:
Copelmi poderá viver a transição para energia renovável?
Certamente. Nós estamos aqui exatamente para olhar a transição energética. A Copelmi está engajada junto com o governo. Temos consciência da necessidade disso ao longo dos anos e a nossa vinda aqui é exatamente para buscar outras fontes que possamos usar junto com o carvão para buscar uma transição mais longa. O carvão pode ter uma sobrevida dentro desse período, como vemos agora na Europa com aumento do consumo, devido à guerra.
A demanda parte dos clientes, que pedem energias renováveis?
Na verdade, estamos fazendo um trabalho há bastante tempo com os clientes. Conversamos para eventualmente colocarmos outros combustíveis dentro da matriz energética, não só o carvão.
Por exemplo?
Estamos estudando biomassa e outras fontes.
Biomassa do que?
Isso tem que ser estudado, porque você tem uma caldeira específica para cada tipo de carvão. Não pode ser, por exemplo, usar madeira, pallets, enfim. Estamos estudando, e, por isso, viemos aqui.
Ouça a entrevista:
* A coluna viajou a Alemanha e Holanda a convite da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul).
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.