O Rio Grande do Sul possui 14 produtos com indicação geográfica concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). No ano passado, Gramado obteve a Indicação de Procedência do Chocolate Artesanal, uma certificação batalhada há anos pelo setor tão característico da serra gaúcha.
O vinho, no entanto, é o produto que lidera com sete indicações no Estado. As regiões certificadas são a Campanha Gaúcha, Farroupilha, Altos Montes, Monte Belo, Pinto Bandeira e o Vale dos Vinhedos. O levantamento foi feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que mapeou as 91 indicações geográficas do país.
A Indicação Geográfica (IG) é um sinal constituído por nome geográfico que indica a origem geográfica de um produto ou serviço. Apenas os produtores e prestadores de serviços estabelecidos no respectivo território podem usá-lo. As empresas devem cumprir critérios pré-definidos para obterem o selo nos seus produtos, havendo fiscalização do cumprimento das regras.
São duas as espécies de Indicação Geográfica. Uma é a chamada Indicação de Procedência, que se refere ao nome de um país, cidade ou região conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto ou de prestação de determinado serviço.
A outra é a Denominação de Origem, que reconhece o nome de um país, cidade ou região cujo produto ou serviço tem certas características específicas graças a seu meio geográfico, incluídos fatores naturais e humanos. O primeiro produto gaúcho a receber Indicação de Procedência foi o vinho, chegando até os doces de Pelotas.
O Rio Grande do Sul é o segundo Estado com mais indicações no país, ficando atrás apenas de Minas Gerais, que possui 16 registros.
Veja a lista completa:
Denominações de Origem
- Arroz - Litoral Norte Gaúcho
- Mel de melato - Planalto Sul Brasileiro
- Queijo Artesanal Serrano - Campos de Cima da Serra
- Vinhos tinto, branco e espumante - Vale dos Vinhedos
Indicações de procedência
- Carnes bovinas e derivados - Pampa Gaúcho
- Chocolate - Gramado
- Couro Acabado - Vale do Sinos
- Doces tradicionais e confeitaria de frutas - Pelotas
- Vinhos - Farroupilha
- Vinhos branco rosado e tinto tranquilo e espumante - Campanha Gaúcha
- Vinhos e espumantes - Altos Montes
- Vinhos e espumantes - Monte Belo
- Vinhos tinto, branco e espumante - Pinto Bandeira
- Vinhos tinto, branco e espumante - Vale dos Vinhedos
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.