Os fretes sentirão, mais uma vez, a alta do diesel. O aumento anunciado pela Petrobras nesta sexta-feira (17) é de 14,26%, com estimativa de alta na bomba de R$ 0,63. Com essa previsão, a tabela de fretes deve ter uma alta de 8% a 10%, estima o vice-presidente de Transportes do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística do Rio Grande do Sul (Setcergs), Diego Tomasi. Segundo ele, muda um pouco dependendo do tipo de operação da transportadora.
A aplicação do aumento não é obrigatória. Mas a tabela do setor é usada de referência para as negociações. O valor do frete é definido entre transportadora e cliente. Porém, o combustível é, para a maioria das empresas, o maior custo do negócio.
O diesel tem um forte impacto em cascata na inflação, já que o transporte rodoviário predomina no país. No acumulado dos últimos 12 meses, o IBGE aponta alta de 48,55% no óleo diesel vendido ao consumidor na região metropolitana de Porto Alegre.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.