A conta internacional tem atraído adeptos pelas vantagens que apresenta para usar a moeda estrangeira, quando comparada ao dinheiro em espécie, cartão de crédito e pré-pago. Bancos e instituições financeiras — principalmente aquelas conhecidas como fintechs, que turbinam serviços bancários com tecnologia — entraram com mais força neste mercado.
Com a conta internacional, é possível ter um saldo e fazer transações em dólar ou outra moeda. Por meio de um aplicativo, é possível comprar e vender, fazer transferências, receber ordens de pagamentos e até sacar quando estiver em uma viagem fora do Brasil.
— É uma maneira segura de levar dinheiro ao Exterior. A conta internacional é recomendada tanto para quem vai viajar como para quem precisa fazer pagamentos. Ela é exatamente uma conta corrente, como a que temos no Brasil, mas em dólar americano (por exemplo) — explica Régis Radin, criador da plataforma Supercâmbio, em entrevista ao programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha).
Uma das principais vantagens, além da agilidade e praticidade em comprar e guardar os dólares, é o custo. Para carregar a conta em dólar ou fazer transferência, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) cobrado é de 1,1% — enquanto que no cartão de crédito e no pré-pago de viagem, o IOF é de 6,38%. Além disso, o câmbio feito para a conta internacional considera o dólar comercial, e não o dólar turismo, que é mais alto.
Qual a vantagem da conta internacional?
Régis Radin: A conta internacional permite ter um saldo em dólar de uma maneira muito prática e rápida. Algumas vantagens: tem abertura online, 100% digital; não tem mensalidade; tu convertes reais para dólar a qualquer hora do dia; e tu tens um cartão MasterCard débito que pode utilizar tanto em estabelecimentos físicos como compras online. Através da conta, tu podes, também, receber ordens de pagamento e remeter dinheiro a outras contas do exterior. O cartão te permite também, fazer saques no ATMs. E tu podes, ainda, fazer transferências entre contas em dólar, quando essa conta for do mesmo banco. Essas são algumas das vantagens da conta internacional. Sem falar na questão do IOF. Para tu carregar a conta em dólar, fazer transferência, o IOF é 1,1%. Enquanto no cartão de crédito, quanto tu faz uma compra no exterior, o IOF é 6,38%. Nos cartões pré-pagos, o IOF também é 6,38%. Em relação a custo, a gente tem outra vantagem também que é sobre o dólar utilizado para carregar a conta: o comercial. Enquanto isso, o cartão de crédito e o cartão de viagem usam o dólar turismo, que é mais alto. Isso significa dizer que é um pouco mais barato carregar a conta internacional, porque o dólar comercial é um pouco mais baixo que o dólar turismo.
Como fazê-la?
Até pouco tempo, duas instituições financeiras ofereciam a conta. A primeira foi o banco BS2, que é parceiro da Supercâmbio, e, depois, o banco C6 também passou a ter. Mais recentemente, uma corretora chamada Avenue passou a oferecer, também, uma conta em dólar. (Nomad, Wise e Inter também estão oferecendo). Para abrir, é preciso baixar o aplicativo dos bancos e, através dele, se abre a conta em 10 minutos. Deve-se observar se, eventualmente, algum deles não vai cobrar taxa ou tarifa de manutenção. Até esse momento, nenhum cobra tarifa de manutenção, mas alguns têm tarifa de saque. Geralmente, ela gira em torno de US$ 5 ou US$ 6. É importante observar se a instituição oferece a conta há algum tempo, se já tem bastante gente usando.
A conta é indicada apenas para quem vai viajar?
É indicada tanto para quem vai viajar — é uma maneira muito segura de levar dinheiro para o Exterior — como para quem precisa fazer pagamentos. Ela é exatamente uma conta corrente, como a que temos no Brasil, mas em dólar americano.
Ouça a entrevista para o programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha):
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.